Poesia de Apiúna vence concurso escolar regional do Vale Europeu

Aluna Amanda Costa foi campeã com a poesia “Morro da Cruz”

Foi de Apiúna a poesia vencedora do 1º concurso regional de poesias “Poetizando meu Vale – a Cultura do Vale Europeu”. A premiação aconteceu na última sexta-feira, dia 12, durante a Feira Regional do Livro, em Timbó. Os textos foram escritos por alunos dos 4ºs anos do ensino fundamental das redes pública e privada.

Participaram da etapa final as poesias vencedoras das etapas municipais dos 12 municípios que integram o setor de Cultura e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). São eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A grande final reconheceu também as poesias dos municípios de Guabiruba, em 2º lugar, e Pomerode, em 3° lugar. Todos os 12 finalistas receberam troféu, certificado e um vale-compras de R$ 100 para adquirir livros na feira. Além disso, a primeira colocada foi premiada com um notebook, o segundo recebeu um passeio no Vale Europeu com hospedagem e alimentação para ele e para os pais, e o terceiro lugar recebeu um passeio no Vale Europeu com almoço para o aluno e os pais.

“Foi uma iniciativa que deu certo. Através da poesia, trabalhamos a cultura da nossa região, e ver as crianças ansiosas para declamar o que escreveram foi muito gratificante. Foi um momento único e, com toda certeza, eles jamais esquecerão”, celebrou Quezia Dias Rodolfo, organizadora do concurso de poesias.

O resultado do “Poetizando meu Vale” está em um livreto com as três poesias vencedoras de cada cidade. Uma cópia física foi entregue aos presentes na cerimônia, e a versão em PDF você confere clicando aqui.

Veja os vencedores do Concurso de Poesias

1º lugar

Aluna Amanda Costa, vencedora do concurso de poesias Poetizando Meu Vale (Imagem: Divulgação/CIMVI)

ALUNO (A): Amanda Costa

ESCOLA: Escola Isolada Municipal Padre Agustinho Vorgert  

TÍTULO DA POESIA: Morro da Cruz

PROFESSOR (A): Juliana Harbs

2º lugar

Aluno Emerson Luiz, 2º colocado no concurso de poesias (Imagem: Divulgação/CIMVI)

ALUNO (A): Emerson Fernando Alves Luiz

ESCOLA: Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel

TÍTULO DA POESIA: Casa Enxaimel

PROFESSOR (A): Diana Damaceno Silva

3º lugar

Aluno Kaleb Moraes, 3º colocado no concurso de poesias. (Imagem: Divulgação/CIMVI)

ALUNO (A): Kaleb Vittório Moraes

ESCOLA: Escola Básica Municipal Almirante Barroso

TÍTULO DA POESIA: Pomerode

PROFESSOR (A): Marines Valcarenghi Jandre

Troféu do concurso é feito de materiais recicláveis

Troféus do Concurso de Poesias. (Imagem: Divulgação/CIMVI)

Um atrativo importante do concurso foi que o troféu entregue aos vencedores da etapa municipal é totalmente feito de materiais recicláveis. O termoplástico utilizado é feito por uma empresa de Blumenau, e atende a uma das propostas do concurso que é a valorização da sustentabilidade.

Confira todas as fotos do evento no link abaixo

Imagens da cerimônia de premiação do concurso de poesias “Poetizando meu Vale – a Cultura no Vale Europeu.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1