Botuverá

A Cidade das Grutas!

Botuverá é uma pequena cidade despertando para o crescimento do turismo, a natureza foi generosa com a cidade. Hoje tem cerca de 5 mil habitantes, mas com potencial sendo organizado para a exploração de ecoturismo, com suas belezas naturais, uma magnífica caverna, as cachoeiras, estradas, igrejas e também suas tradições.

O maravilhoso Parque das Grutas de Botuverá, fica na localidade de Ourinho, a 15Km do centro. A caverna com aproximadamente 1200m de extensão e compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água) tais como travertinos, cortinas, couve-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos.

Em virtude de sua beleza e porte é considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, sendo visitada a mais de 20 anos. Estas belezas contemplam a cidade colonizada por italianos oriundos de Bérgamo, cidade a nordeste de Milão, na região da Lombardia.

No parque encontrasse o museu que conta a história de uma boa parte do crescimento. Todos os anos no mês de junho dia 9, é comemorado o aniversário da emancipação política do município com a festa da Bergamasca, que é conhecida pela comida típica Italiana.

Hoje se preparando para receber melhor o turista, Botuverá também conta com empresas inovadoras no ramo têxtil e com duas mineradoras de calcário sendo únicas em SC.

BOTUVERÁ TE ESPERA. CONHEÇA-O E ENCANTE-SE.

+
minerais diferentes
km²+
Cavernas
+
cachoeirras

Você encontrará

Principais Festas

Festa do Bergamasca

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C

Atividades

O Parque das Grutas de Botuverá oferece além de conhecer a caverna, caminhadas pela mata, belas cachoeiras, visitar o museu que guarda a história do desenvolvimento do município.

Atrações turísticas

Botuverá, pequena mas bela e rica cidade onde vive um povo trabalhador e feliz.
Sua origem é italiana celebra sua Festa Tradicional Bergamasca em Junho de cada ano. Capital Catarinense do Calcário, também conhecida como a cidade criadora da Vodka Kalvelage Vibe premiada mundialmente.
É o município catarinense com maior cobertura vegetal em todo seu território, possuí a maior caverna da América Latina para visitação.
Suas cachoeiras e morros possibilitam experiências incríveis.

Nosso Clima

Sua localização

Botuverá , em todos os seus segmentos turísticos, recebe anualmente, cerca de 80 mil visitantes em busca de conhecimento,  satisfação e  lazer. Interliga-se ao litoral e cidades circunvizinhas  por  via pavimentada – SC 486  e dista 22 km de Brusque, 52 km de Itajai (porto e aeroporto e  BR 101), 63 km de Blumenau e 148 km de Florianópolis, 274 de Curitiba e 572 de Porto Alegre

Galeria de fotos