O Vale Europeu Catarinense é um pedaço da Europa no Brasil. Essa característica é vista na arquitetura, na culinária, no artesanato, nos lindos jardins, nas ruas limpas, no povo educado e nas festas.
O idioma também é destaque nesta região colonizada principalmente por alemães e italianos que, ainda hoje, mantêm tradições, costumes e sotaque.
A gastronomia ítalo-germânica é muito rica, saborosa e diversificada. A região é conhecida pela diversidade de embutidos, queijos, laticínios, chocolates, cervejas artesanais, cachaças e vinícolas.
Todas essas delícias são um convite a uma viagem gastronômica e evidenciam alguns dos sabores que se pode degustar no Vale Europeu Catarinense. Nos períodos dos festejos de páscoa e de natal, os encontros são acompanhados das tradicionais bolachas e dos biscoitos decorados.
O Vale Europeu Catarinense tem o tradicional café da tarde, que é uma oportunidade de encontro social acompanhado de deliciosos pães, cucas, tortas e bolos confeitados.
As principais influências germânicas são notadas no apreço pelo Marreco Recheado acompanhado de repolho roxo com purê de maçã, o Eisbein e o Schlachtplatte. Isso sem falar nas geleias, compotas, conservas e a deliciosa Apfelstrudel.
As influências italianas nos sabores da região estão relacionadas à tradição da polenta, dos variados tipos de massas, da truta defumada, dos vinhos e dos sucos.
O Vale Europeu Catarinense impressiona pela fabricação dos mais variados produtos, as vinícolas com a produção de vinhos e a história do Brasil entrelaçada com a produção da cachaça. Santa Catarina é conhecida por ser um dos estados referência quando o assunto é a produção do destilado.
Conheça os Sabores do Vale Europeu Catarinense.