Sabores do Vale Europeu

Sabores do Vale Europeu

Experiência e Gastronomia


O Vale Europeu Catarinense é um pedaço da Europa no Brasil. Essa característica é vista na arquitetura, na culinária, no artesanato, nos lindos jardins, nas ruas limpas, no povo educado e nas festas.

O idioma também é destaque nesta região colonizada principalmente por alemães e italianos que, ainda hoje, mantêm tradições, costumes e sotaque.

A gastronomia ítalo-germânica é muito rica, saborosa e diversificada. A região é conhecida pela diversidade de embutidos, queijos, laticínios, chocolates, cervejas artesanais, cachaças e vinícolas.

Todas essas delícias são um convite a uma viagem gastronômica e evidenciam alguns dos sabores que se pode degustar no Vale Europeu Catarinense. Nos períodos dos festejos de páscoa e de natal, os encontros são acompanhados das tradicionais bolachas e dos biscoitos decorados.

O Vale Europeu Catarinense tem o tradicional café da tarde, que é uma oportunidade de encontro social acompanhado de deliciosos pães, cucas, tortas e bolos confeitados.

As principais influências germânicas são notadas no apreço pelo Marreco Recheado acompanhado de repolho roxo com purê de maçã, o Eisbein e o Schlachtplatte. Isso sem falar nas geleias, compotas, conservas e a deliciosa Apfelstrudel.

As influências italianas nos sabores da região estão relacionadas à tradição da polenta, dos variados tipos de massas, da truta defumada, dos vinhos e dos sucos.

O Vale Europeu Catarinense impressiona pela fabricação dos mais variados produtos, as vinícolas com a produção de vinhos e a história do Brasil entrelaçada com a produção da cachaça. Santa Catarina é conhecida por ser um dos estados referência quando o assunto é a produção do destilado.

Conheça os Sabores do Vale Europeu Catarinense.

+
Sabores
Cidades
+
Saberes

Heranças

Nossa herança vem do povo Europeu, Alemão, Italiano e Polonês.

Gastronomia

Variada pelas culturas aqui presentes, temos desde as tradicionais cucas, até a tradicional polenta e passando por um delicioso café.

Dicas

Venha preparado para encontrar experiências e vivências incríveis, que vão desde a gastronomia até a beleza exuberante da arquitetura antiga preservada, nossos museus e nossa magnífica beleza natural.

Curiosidades

O Selo Saberes e Sabores do Vale Europeu, passa por centenas de anos de tradicoes que vao desde nossa gastronomia tipica ate nossa arquitetura que tira suspiros do turista desde os mais novos ate os veteranos. E altamente recomendado experimentar uma polenta com galinha ou um marreco recheado e para sobremesa um delicioso cafe com uma cuca de banana ou farofa.

Algumas das maravilhas do nosso Vale Europeu!