Rodeio

Capital Catarinense dos Trentinos

Rodeio, cidade tipicamente italiana, com fortes traços europeus, cercada de vales e montanhas, possui paisagem natural e agricultura fortemente evidenciada.

Foi emancipada politicamente em 14 de março de 1937 e faz divisa com Ascurra, Benedito Novo, Indaial e Timbó. A colonização italiana, de Trento, norte da Itália, deixou um legado fortemente preservado até os dias atuais, sendo nomeada “Vale dos Trentinos” e em 2019, recebeu o título de Capital Catarinense dos Trentinos.

Os principais pontos turísticos, no centro da cidade, são a Igreja Matriz São Francisco de Assis, que tem sua arquitetura inspirada na Basílica de Assis, na Itália e impõe um magnífico afresco intitulado “Et Incarnatus Est” obra do artista plástico Lorenz Johannes Hailmais, nas paredes do altar principal. Nela também foi instalado um órgão de tubos em seu mezanino, trazido da Alemanha, em 1903, doado à paróquia e utilizado até hoje durante a celebração das missas. Vale ressaltar que é o primeiro instrumento (dessa categoria) instalado em Santa Catarina.

O Picol Paradis localizado no bairro Ipiranga. O chamado “Caminho das Hortênsias” ou “Caminho dos Anjos” conta com oito quilômetros de extensão e aproximadamente 63 estátuas de anjos com dois metros de altura abençoam e protegem as pessoas que passam pelo local. No Picol Paradis está a estátua do Cristo Redentor com nove metros de altura, o sonho materializado pelo Senhor Paulo Notari (em memória) que sempre quis ter seu próprio paraíso.

+
litros de vinhos produzidos
6 +
anjos
1 +
atrações religiosas

Você encontrará

Principais Festas

Tchucalonga
Magnalonga
Baile do Vinho
Baile de Máscaras
La Sagra
Natal Bella Città

Gastronomia

A gastronomia é variada, pratos típicos italianos são oferecidos nos restaurantes, mas há cardápio para todos os gostos. Inclusive, se você ama peixes, na cidade você pode provar uma sequência de trutas divina! 

Atividades

A cidade é conhecida carinhosamente como Vale dos Trentinos e detém o título de Capital Catarinense dos Trentinos, conquistado em 2019.
Para os amantes de vinho, a Vinícola San Michele cumpre muito bem seu papel e entrega vinhos, sucos e licores de qualidade para região. Para quem gosta de uma cachaça é parada obrigatória nas cachaçarias Tessarollo e Nonno Joseppe.
Os embutidos estão garantidos na Dimaiale, afinal um bom vinho (ou cachaça) merece ser acompanhado com salame!

Atrações turísticas

A cidade oferece ao turista a herança religiosa, os costumes gastronômicos, históricos  arquitetônicos e a simpatia herdada de seus colonizadores. 

Belas capelas e oratórios estão presentes no cenário, como também o Caminho dos Anjos, Eremitério Beato Egídio de Assis e mais de cinquenta capitéis distribuídos entre casas e ruas municipais.

Natureza e aventura não ficam fora da grande gama da cidade. A Cascata O Salto encanta com seus 80 metros de queda d’água. 

Os morros entregam vistas sensacionais do município e de cidades próximas como Indaial, Timbó e Ascurra,

Se você procura por história, cultura, usos e costumes Rodeio possui locais como o Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina considerado o maior museu trentino fora da Itália.

no turismo religioso Rodeio possui atrações como congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas juntamente com o horto da irmã Eva.

Sua localização

Rodeio é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 492,644 km²

Nosso Clima

Galeria de fotos