Timbó

A Pérola do Vale

Timbó, conhecida como a Pérola do Vale, possui uma ótima estrutura e riqueza natural, unificando beleza e qualidade de vida.

Com suas raízes na cultura ítalo-germânica, observa-se o contraste na arquitetura com o colorido dos jardins acompanhado pela sinfonia dos pássaros que lá habitam. Nos museus você pode descobrir muito mais dessas histórias.

O encontro dos rios Benedito e Cedros cercam a cidade com o verde exuberante chamando a atenção para a diversidade de atrativos naturais como o Parque Natural Municipal Freymund Germer, conhecido carinhosamente como “Morro Azul”; o Jardim Botânico Franz Damm, com a sua bela ponte, alvo de várias fotografias lindas. Não deixe também  de conhecer o Eco do Avencal, com turismo de experiência. O Parque Henry Paul para a prática de uma boa atividade ao ar livre, como caminhadas. O Parque Central, para uma bela foto no coração da cidade e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, um espaço repleto de  arquitetura, natureza, história,  gastronomia e cultura. Enfim,  inúmeros lugares encantadores.

A paisagem bucólica da área urbana e rural é um convite ao cicloturismo, as caminhadas, passeios ao ar livre ou quem sabe aventuras mais radicais como o voo livre e o salto de parapente.

O comércio é rico em produtos artesanais, oferecendo artigos de destaque no cenário nacional. A indústria metal mecânica mantém-se forte com representatividade estadual e nacionalmente com diversidade de produtos.

A gastronomia típica e cervejas artesanais são características marcantes em roteiros e nos principais eventos da cidade como na Festa do Imigrante, Festival das Cervejarias e até mesmo nas Festas de Rei e Rainha nos Clubes de Caça e Tiro, além dos inúmeros restaurantes para você experimentar e degustar os pratos típicos da região e as cervejas artesanais fabricadas em Timbó.

A religião é diversificada entre católicos e luteranos, onde belas capelas e igrejas presentes em todos os bairros do município preservam os costumes e tradições de cada entidade.

Veja o Mapa Turístico de Timbó.

+
Parques naturais
km+
Ciclovias
+
Cervejarias Artesanais

Você encontrará

Principais Festas

Festival das Cervejarias de Timbó
Festival de Dança de Timbó
Festa do Imigrante
Expobike

Eventos na Natureza

Caminhada Morro Azul

Atividades

A cidade charmosa e acolhedora destaca-se pelos lindos parques onde são realizados passeios e piqueniques em família ou com amigos, sem deixar de fora os grandes eventos do município que ocorrem o ano inteiro. Subir ao topo do Morro Azul e deslumbrar-se com o nascer do sol que é o maior presente e espetáculo da natureza, além de apreciar a prática do voo livre sobre as cidades do vale. Falando sobre cultura, os museus guardam a história dos antepassados que aqui estiveram, na tradição, na música e na poesia. Apreciando tanta tradição, não tem como deixar de fora as cervejas artesanais que são produzidas na cidade.

Atrações turísticas

Início e término do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu Catarinense.

Visite Timbó pedalando, apreciando o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, passeando pelos parques naturais no Jardim Botânico Franz Damm. No Eco do Avencal, vivencie uma integração com a natureza.

No Morro Azul, aventure-se num voo livre e vivencie o turismo ecológico, além de apreciar um maravilhoso nascer do sol.

Degustar a comida típica ítalo-germânica nos restaurantes e contemplar a arquitetura tradicional e a história nos museus são os atrativos que a Pérola do Vale tem para oferecer.

Sua localização

Timbó é um município brasileiro do estado de Santa Catarina da região turística Vale Europeu Catarinense. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 492,644 km²

Nosso Clima

Galeria de fotos

Precisando de uma ajudinha?
1