Doutor Pedrinho nasceu em dezembro de 1948 como pequeno distrito. A condição de município veio em 1989, desmembrando-se de Benedito Novo, um dos mais novos municípios do Vale Europeu Catarinense.
Sua economia é baseada na agricultura (arroz, milho) e extração de madeira de reflorestamento.
Por toda a cidade há cachoeiras, corredeiras, morros e cânions que atraem os visitantes para a prática de esportes radicais.
A Cachoeira Véu de Noiva, distante 10 Km do centro da cidade, possui uma queda de aproximadamente 63 metros de altura, situa-se em local de rara beleza natural, sendo visitada por muitos visitantes, amantes da natureza.
O acesso é pela Rodovia SC-477 que liga o centro da cidade à localidade de Campina. O percurso é feito a pé por um caminho circundado por mata virgem até o local, encantando o espírito do turista pela beleza natural do espaço.
A Gruta Nossa Senhora de Fátima, adornada por uma queda d’água de 23m, possui altar com a imagem da santa que está numa sala escavada na rocha, na localidade de Capivari, a 7 km do Centro. Nesta localidade, encontra-se também a Cachoeira do Paulista, que recebe o turista com estrutura de camping e restaurante.
Na localidade do Salto Donner, uma cascata formada pelo Rio Benedito possui 25m de queda, e está situada à margem direita da SC-477, com distância de 8 km do centro da cidade, logo após o limite dos municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho. No local, há acesso superior e inferior à cachoeira, com belas vistas panorâmicas.
Doutor Pedrinho é o município que possui uma das aldeias indígenas estruturada para receber turistas, onde é possível conhecer seus hábitos e costumes contados pelos descendentes que preservam a cultura e costumes na aldeia.
O charme da pequena cidade dá a impressão de adentrar em um jardim rodeado de exuberante natureza bem cuidada e preservada.