Doutor Pedrinho

Doutor Pedrinho

A cidade das Cachoeiras

Doutor Pedrinho nasceu em dezembro de 1948 como pequeno distrito. A condição de município veio em 1989, desmembrando-se de Benedito Novo, um dos mais novos municípios do Vale Europeu Catarinense.

Sua economia é baseada na agricultura (arroz, milho) e extração de madeira de reflorestamento.

Por toda a cidade há cachoeiras, corredeiras, morros e cânions que atraem os visitantes para a prática de esportes radicais.

A Cachoeira Véu de Noiva, distante 10 Km do centro da cidade, possui uma queda de aproximadamente 63 metros de altura, situa-se em local de rara beleza natural, sendo visitada por muitos visitantes, amantes da natureza.

O acesso é pela Rodovia SC-477 que liga o centro da cidade à localidade de Campina. O percurso é feito a pé por um caminho circundado por mata virgem até o local, encantando o espírito do turista pela beleza natural do espaço.

A Gruta Nossa Senhora de Fátima, adornada por uma queda d’água de 23m, possui altar com a imagem da santa que está numa sala escavada na rocha, na localidade de Capivari, a 7 km do Centro. Nesta localidade, encontra-se também a Cachoeira do Paulista, que recebe o turista com estrutura de camping e restaurante.

Na localidade do Salto Donner, uma cascata formada pelo Rio Benedito possui 25m de queda, e está situada à margem direita da SC-477, com distância de 8 km do centro da cidade, logo após o limite dos municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho. No local, há acesso superior e inferior à cachoeira, com belas vistas panorâmicas.

Doutor Pedrinho é o município que possui uma das aldeias indígenas estruturada para receber turistas, onde é possível conhecer seus hábitos e costumes contados pelos descendentes que preservam a cultura e costumes na aldeia.

O charme da pequena cidade dá a impressão de adentrar em um jardim rodeado de exuberante natureza bem cuidada e preservada.

0. +
IDH1
km²+
Área²
4. +
População

Você encontrará

Principais Festas

Festa da Natureza

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C

Atividades


A beleza e simplicidade de Doutor Pedrinho são o charme que atraem para conhecer esse pequeno pedaço do Vale Europeu Catarinense e oferece magníficas cachoeiras e cânions para prática de aventuras.

Atrações turísticas


Doutor Pedrinho é a cidade mais nova do Vale Europeu Catarinense.


A influência de indígenas, alemães e italianos deixaram heranças utilizadas até hoje, como por exemplo, na gastronomia e experiências em meio a natureza. 


O turismo de vivência possibilita a aprender o modo de como os indígenas faziam seus afazeres antigamente, possibilitando assim ao turista conhecer um pouco mais deste povo.


A natureza presenteou esta cidade com fabulosas cachoeiras que possibilitam a prática de rapel, canionismo e canoagem.

Sua localização


O município se estende por 375,8 km² e contava com 4 064 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 10,8 habitantes por km² no território do município.


Vizinho dos municípios de Benedito Novo, José Boiteux e Corupá, Doutor Pedrinho se situa a 24 km a Noroeste de Timbó, a maior cidade nos arredores.


Situado a 507m de altitude, Doutor Pedrinho tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 26° 42′ 57” Sul, Longitude: 49° 29′ 9” Oeste.

Nosso Clima

Galeria de fotos

Precisando de uma ajudinha?
1