Pomerode

Um Pedacinho da Alemanha, Localizado no Vale Europeu

Tranquila e charmosa, a cidade é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida.

Pomerode é sinônimo de encantamento em todas as estações. A natureza exuberante, a calmaria característica de uma cidade interiorana, o calor e hospitalidade de seu povo, tudo isso faz com que cada vez mais a cidade seja procurada, principalmente por aqueles que buscam refúgio, fugindo dos grandes centros. A cultura e as tradições mantidas vivas na Cidade Mais Alemã do Brasil envolvem quem procura o município de pouco mais de 34 mil habitantes como destino.

Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, Pomerode é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados de seus colonizadores. A educação e a economia são os atuais grandes destaques do município, emancipado de Blumenau desde 1959. Além da dedicação ao trabalho e à fé religiosa, a herança da cultura germânica é retratada na arquitetura de casas e ruas de Pomerode.

O maior acervo de construções em enxaimel do país se encontra na “Rota do Enxaimel”, um trajeto turistico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico em nível municipal, estadual ou federal. Para fascinar ainda mais turistas e moradores, a cidade exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 Clubes de Caça e Tiro, que surpreenndem a todos com festas singulares.

Em termos de lazer, a cidade é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Pomerode se destaca por ser o maior pólo gastronômico da região do “Vale Europeu”. O ambiente acolhedor dos restaurantes convida o visitante a apreciar o sabor de pratos típicos. As confeitarias oferecem irresistíveis tipos de pães, cucas, bolachas, doces e tortas.

A origem

A cidade de Pomerode tem seu nome ligado à origem de seus fundadores: imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo “-roda” (do verbo “roden”, que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmennte como “Pommeroda”- o mesmo que “Roçado dos Pomeranos”.

0. +
IDH1
km²+
Área²
34. +
População

Você encontrará

Principais Festas

Festa Pomerana

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C

Atividades

Cultura alemã fortemente preservada e vivenciada na gastronomia, nas festas e eventos, museus e espaços de memórias. Conheça a Rota do Enxaimel, faça passeios de balão, charrete, jeep e no Pommernzue.

Atrações turísticas

A cidade de Pomerode oferece uma variedade de atrativos, museus, zoo, gastronomia típica e variada, história e passeios agradáveis de charrete  e veículos 4×4  pela paisagem arquitetônica que identifica Pomerode como a pequena Alemanha no Brasil.

Sua localização

Pomerode é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 492,644 km²

Nosso Clima

Galeria de fotos