Guabiruba

A Terra do Pelznickel

Colonizada por imigrantes alemães e italianos, em meados de 1860, Guabiruba é uma cidade do Vale Europeu que faz limite com Brusque, Gaspar, Blumenau e Botuverá. Sua cultura e costumes resumem-se na germânica e italiana com grupos musicais e de dança como Das Lebenslied & Glockenchor, Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente.

O município também possui eventos tradicionais dos como a Stadtplatzfest (festa de rua) e a Festa Italiana. Pensando no acolhimento dos migrantes, em 2013 a administração municipal criou a Festa da Integração, realizada durante a programação de aniversário, que visa acolher e celebrar a diversidade e o crescimento do município.

Outro evento de grande importância é o teatro de Páscoa Paixão e Morte de Um Homem Livre. Este é realizado tradicionalmente desde 1986. Há 24 anos vem sendo realizado com grande estrutura no pátio da igreja São Cristóvão. O teatro possui aproximadamente 400 colaboradores e já chegou a comportar um público de 10 mil pessoas em cada um dos dois dias de espetáculo.

A gastronomia é fortemente colonial das culturas alemã e italiana. O prato mais famoso da região é o Marreco Recheado, servido numa conceituada churrascaria guabirubense, que atrai muitos turistas tanto da região, quanto de fora. A tradicional cuca, torta de origem alemã, é registrada como patrimônio imaterial do município. Guabiruba também possui a Rota do Chocolate, com duas fábricas do ramo que produzem chocolates saborosos e de qualidade.

A economia de Guabiruba gira em torno da indústria têxtil. Atualmente, o município registra mais de 300 empresas do ramo, desde a criação de fios, malhas e roupas prontas, que são exportadas para todo o Brasil.

O turismo no município é fortemente ecológico e de aventura. Com inúmeras trilhas, morros e cachoeiras, Guabiruba vem despertando a paixão dos turistas e nativos, que buscam lugares tranquilos em meio à natureza para fugir das cidades grandes, e atualmente da pandemia.

Alguns desses lugares são o Morro São José e o Morro Santo Antônio, que além de fazer parte do turismo religioso, com capelas históricas dedicadas aos santos, também proporcionam uma maravilhosa vista do vale, estendendo-se a outros municípios e possibilitando a prática de voos de parapente e asa delta.

Guabiruba é conhecida por ser a Terra do Pelznickel, o papai-noel-do-mato. Tradição alemã, o Pelznickel chegou na região com os colonizadores e é um costume preservado e praticado ainda nos dias atuais. Trata-se de um ajudante de São Nicolau, que assusta as crianças que não se comportam durante o ano. Além de participar de desfiles cívicos, o Pelznickel também possui sua casa própria, a Pelznickelplatz, aberta diariamente aos visitantes durante o período natalino.

0. +
IDH1
km²+
Área²
20. +
População

Você encontrará

Principais Eventos

Biergartenplatz Festa da Integração
Festa Italiana
GaiolaCross
Pelznickelplatz
Teatro Paixão e Morte de um Homem Livre

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C

Atividades

Passeios pelos morros que levam a mirantes que faz suspirar ao deixar o olhar alcançar no horizonte outros destinos e cidades que rodeiam Guabiruba.

Atrações turísticas

Os principais atrativos turísticos de Guabiruba estão ligados a Natureza exuberante do Parque Nacional da Serra do Itajaí e a Cultura e Gastronomia trazidas pelos colonizadores europeus, oferecendo aos seus visitantes experiências únicas e encantadoras. São diversas trilhas sinalizadas em morros, cavernas, rios e cachoeiras, além de manifestações culturais através de museus, eventos, arquitetura enxaimel e pratos típicos como o marreco recheado e a cuca.

Sua localização

Apiúna é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 492,644 km²

Nosso Clima

Galeria de fotos