O circuito de Cicloturismo são sete dias que percorrem 330 km por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas; é autoguiado, sinalizado com setas amarelas, placas orientativas e navegação em GPS, é o primeiro Circuito Organizado e Planejado para Cicloturismo no Brasil.
Com vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso, apresentando graus de dificuldades de 1 a 5 é recomendado para quem pratica o pedal. O roteiro com opcionais possuí 330Km, a média a ser percorrida em 7 dias é de 40 a 50km.
A inscrição para o circuito do Cicloturismo de R$ 20,00 cobrado no credenciamento, acompanha kit com Passaporte, certificado e a planilha de informações do Circuito. O passaporte pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e ao completar o circuito pode retirar o certificado no mesmo local que estão disponíveis na Associação Vale Europeu que está situada no Hotel Timbó Park na Rua Blumenau, 141 – Timbó.
Atualmente o circuito está profissionalizado, operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam pacotes prontos com reserva de hospedagens, alimentação, aluguel de bikes, transfer de aeroporto, contratos de carro para bagagem ou carro apoio durante pedal. Para alugar a Bike é recomendado informar altura assim a locadora providenciará o tamanho ideal para o ciclista. As operadoras possuem também atendimento aos passeios, trilhas e prática de turismo de aventura. O aeroporto mais próximo é Navegantes
O circuito é autoguiado e se realizar o circuito sozinho (sem operadoras ou agência) é prioridade realizar as reservas nas pousadas com antecedência. Os contatos das hospedagens e hotéis estão no site de cada circuito.
O roteiro está dividido em várias etapas, cabe ao cicloturista optar em ficar mais ou menos dias, podendo hospedar-se em qualquer local do roteiro é possível percorrer os roteiros de carro.