Luiz Alves

A Capital Catarinense da Cachaça

Capital catarinense da cachaça e maior exportador de bananas do Estado, o Município de Luiz Alves tem pouco mais de 13 mil habitantes e está localizado no Vale Europeu.

Cercada por natureza deslumbrante, a tranquila cidade carrega em sua história marcas que perpetuam até hoje. Os alambiques que renderam o título de Terra da Cachaça são administrados em ambientes familiares por diversas gerações. O cuidado no desenvolvimento da bebida tipicamente brasileira garantiu a qualidade incomparável que é celebrada na conhecida Festa Nacional da Cachaça (Fenaca).

Buscando a valorização do principal produto turístico da cidade, uma união entre a Prefeitura Municipal e a Apcala (Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves) criou-se desde 2018 um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Rota da Cachaça.

Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça leva os turistas ao percurso das cachaçarias, tendo como experiência acompanhar de perto o processo de fabricação da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos de várias marcas de bebidas já premiadas, por exemplo, no maior e mais renomado concurso de cachaças do mundo, a Expocachaça. Assim como bebidas premiadas no Concurso Mundial de Bruxelas e Las Vegas.

Luiz Alves também se destaca por ser reconhecida pelo turismo de compras, através do setor têxtil a cidade também atrai turistas por suas lojas de fábrica como: Abrange, Aval Têxtil, Alpacino, Marco Têxtil, Rovitex e Tamabella.

A fé de seu povo está fortemente representada em lugares como a Gruta de Nossa da Senhora Imaculada Conceição e a Gruta Nossa Senhora Aparecida. As atrações de igrejas centenárias como a Matriz de São Vicente de Paulo e a igreja de São João Batista também movimentam o turismo, assim como as festas religiosas, procissões e o Teatro da Paixão de Cristo.

Para finalizar uma experiência inesquecível, as construções históricas são um belo passeio e retratam a preservação de estruturas tão antigas. A cidade mantém um Centro Histórico localizado na Rua 18 de julho, onde se destacam algumas construções para visitação externa: a Casa da Família Wust (1920), no número 1190; prédio da Antiga Prefeitura (1927), no número 1204 e a Casa da Família Schwanke (1940), no número 1285.

Além delas, casarões antigos e cheios de história também encantam os turistas que passam pela cidade. A Casa da Família Tiedt, por exemplo, erguida em 1902, o Casarão da família Luciani, construída em 1911, o Casarão da Dudalina edificado em 1932, entre outros fazem parte da cultura e história do povo Luizalvense.

Embarque nesta experiência e tenha a oportunidade de visitar Luiz Alves e conhecer o que a Terra da Cachaça pode lhe proporciona. Afinal, a cidade possui uma localização privilegiada, está próxima ao aeroporto de Navegantes e alguns minutos do Litoral catarinense.

Compartilhe estes momentos no Instagram através do @visiteluizalves

+
Lojas de fábrica têxtil para visitação
+
Grutas para contemplar
+
alambiques artesanais

Você encontrará

Principais Festas

  • FENACA (Festa Nacional da Cachaça)
  • Festa da Banana
  • Rodeio Crioulo Interestadual
  • Trilha da Cachaça e encontros de trilheiros – Motoclubes e Gaiolas
  • Trilha Rota da Cachaça – Jeep Clubes
  • Pedal Amigos de Luiz Alves
  • Teatro Paixão de Cristo

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7°C

Atividades

Para os amantes da cachaça, Luiz Alves é o roteiro recomendado.
A cidade também é conhecida como o Paraiso Verde do Vale, rodeada de belezas naturais para serem vivenciadas também pelas BIKES, através do cicloturismo.
Como uma experiência única, oferece também chácaras rurais para desfrutar do contato com a natureza.

Atrações turísticas

Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça leva os turistas a conhecerem as lindas paisagens rurais Luizalvenses e também a acompanharem de perto a produção da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos. Mais do que um passeio para apreciadores, a Rota da Cachaça permite conhecer de perto parte da história Luizalvense.

Além da cachaça, Luiz Alves está alavancando no turismo de compras através do setor têxtil, aproveite a variedade e a qualidade das lojas de fábrica.

O cicloturismo é nosso carro chefe da natureza, nossos bairros tranquilos, misturado com a adrenalina através de nossos relevos e de nossas belezas naturais, como cachoeiras e trilhas, são um destino perfeito para quem coleciona momentos únicos.

Sua localização


Luiz Alves  é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 260.079 km²

Nosso Clima

Galeria de fotos