No ano de 1999 um grupo de empresários de várias cidades da região turística Vale Europeu, reuniram- se para discutir e planejar o desenvolvimento do turismo regionalizado e fundaram a Associação de Desenvolvimento do Turismo do Vale Europeu. Durante o processo de implantação do projeto em 2005, viu-se a necessidade da criação de um órgão gestor para a sustentabilidade e idealização de projetos, sendo direcionado ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI a necessidade da criação desse serviço. Desta forma foi apresentado ao consórcio o planejamento de unir as cidades em um único produto turístico para o fortalecimento desse setor. Assim foi criado a gestão de turismo que no decorrer dos anos criou circuitos e roteiros dos atrativos existentes em todas as cidades consorciadas. Os circuitos de Cicloturismo e do Caminhante, foram criados a partir de 2006, projeto este resultado do trabalho em conjunto do poder público e iniciativa privada, que possibilitaram a estruturação e promoção dos atrativos.
Este circuito está programado para ser realizado em nove dias, mas permanecer por mais dias lhe possibilitará conhecer os atrativos turísticos culturais e naturais da região do Vale Europeu; serão 200 km por estradas de terra nas áreas rurais das cidades envolvidas. Por ser autoguiado está sinalizado com setas brancas nos postes, pedras e há placas orientativas espalhadas pelo percurso. Há elevações diversificadas chegando a 900m acima do nível do mar. O circuito possuí vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso.
Use roupas e calçados adequados para caminhar, leve na mochila além do protetor solar, repelente de insetos e material de primeiros socorros. Uma capa de chuva é aconselhável.
Atualmente o circuito está profissionalizado, operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam pacotes prontos com reserva de hospedagens, alimentação, transfer de aeroporto, contratos de carro para bagagem ou carro apoio durante a caminhada. Atendimento para passeios, trilhas e prática de turismo de aventura, devem ser realizados com antecedência com as operadoras.
Importante:
Se realizar o circuito sozinho (sem operadoras ou agência) é prioridade realizar as reservas nas pousadas com antecedência. Os contatos das hospedagens e hotéis estão no site de cada circuito.
O roteiro está dividido em várias etapas, cabe ao caminhante optar em ficar mais ou menos dias, podendo hospedar-se em qualquer local do roteiro. Os contatos das hospedagens e hotéis estão no site de cada circuito. As hospedagens disponibilizam alimentos para o percurso.
O credenciamento para o circuito do Caminhante está disponível no Hotel Fink, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1191 – Tapajós na cidade de Indaial. O valor de R$ 20,00 cobrado no credenciamento, acompanha kit contendo Passaporte e a planilha de informações do Circuito. O passaporte pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e ao completar o circuito o certificado está disponível no mesmo local do credenciamento.
Aeroporto mais próximo: Navegantes.
É possível percorrer os roteiros de carro.