Caminhante
Sobre o circuito
Este circuito está programado para ser realizado em nove dias, mas permanecer por mais dias lhe possibilitará conhecer os atrativos turísticos culturais e naturais da região do Vale Europeu.
Serão 200 km por estradas de terra nas áreas rurais das cidades envolvidas. Por ser autoguiado está sinalizado com setas brancas nos postes, pedras e há placas orientativas espalhadas pelo percurso.
Há elevações diversificadas chegando a 900m acima do nível do mar. O circuito possui vasta diversificação de atrativos ao longo do percurso.
Como utilizar a planilha de informações do Circuito:
A planilha apresenta as características do dia a dia a ser percorrido resumindo as maiores dificuldades físicas e de orientação e os pontos de interesse e atrativos.
Importante:
Se realizar o circuito sozinho (sem operadoras ou agência) é prioridade realizar as reservas nas hospedagens com antecedência. Os contatos das hospedagens e hotéis estão no dia a dia do circuito. O roteiro está dividido em várias etapas, cabe ao caminhante optar em ficar mais ou menos dias, podendo hospedar-se em qualquer local do roteiro. As hospedagens disponibilizam alimentos para o percurso.
Aeroporto mais próximo: Navegantes.
Dificuldade
O Circuito do caminhante não é recomendado para iniciantes, pois em sua totalidade o circuito possuí uma altimetria superior a 1.300 metros.
O Circuito pode ser efetuado de carro.
Hospedagens
Em nosso Vale Europeu, você irá encontrar diversas hospedagens que irá lhe proporcionar uma experiência incrível, nossas hospedagens vão desde a categoria hotel, passando por hostel, pousada, casas de aluguel, albergue, cama café, casas de família entre outras. Conheça nossas hospedagens clicando aqui.
Gastronomia
Venha aproveitar de nossa gastronomia variada que vai desde os mais deliciosos pratos típicos, até um belo hamburguer caseiro para ser saboreado.
Também recomendamos que experimente nossos chopps artesanais que fará você ter uma experiência incrível degustando os mais diversos sabores. Conheça clicando aqui.
- O passaporte para o Circuíto do Caminhante está disponível no Hotel Fink, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1191 – Tapajós na cidade de Indaial – Fone: 47 3333 3703 E-mail: [email protected]
- O valor cobrado é de R$ 20,00, para a obtenção do passaporte e de uma planilha de informações do Circuito.
- O passaporte pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e, ao completar o circuito, o caminhante poderá retirar o certificado no mesmo local do credenciamento.
- Pacotes prontos com reserva de hospedagens
- Alimentação
- Transfer de aeroporto
- Transfer para bagagens de uma hospedagem para outra
- Carro de apoio durante a caminhada
- Atendimento para passeios, trilhas e prática de turismo de aventura, devem ser realizados com antecedência com as operadoras.
- Pequenos bares e conveniências
- Hospedagens familiares
- Espaço rural
- Produção de hortifrutigranjeiro
- Cenários que remetem à Europa
- Monumentos históricos
- Natureza repleta de fauna e flora
O passaporte pode ser carimbado nos hotéis, restaurantes, prefeituras, portais e vários pontos de vendas da região e, ao completar o circuito, o certificado está disponível no mesmo local do credenciamento.
Itinerário
1ª Etapa – Indaial/Rodeio/Timbó – Início: Ponte dos Arcos – 27,61km.
Bem-vindos ao circuito do caminhante Vale Europeu, o local de início do circuito é a Ponte dos Arcos, símbolo da cidade de Indaial, colonizada por alemães, italianos e poloneses, é possível no percurso conhecer o museu da linha férrea que passou por Blumenau/Indaial até a cidade de Ascurra.
As igrejas históricas, católicas, evangélicas e luteranas, impõem que a fé é mantida até os dias atuais, há casa construídas na técnica do Enxaimel e históricas que possibilitam a visitação como o Casarão Coworking a apenas 200 metros do início do percurso.
Informações na prefeitura municipal na Avenida Getúlio Vargas, 126 – Centro – Fone: 47 3317 8861 – e-mail: [email protected] – www.indaial.sc.gov.br ou no Hotel Fink.
O percurso que inicia no centro urbano da cidade atinge a estrada que leva a cidade de Rodeio, após cruzar a BR 470, no bairro Araponguinhas. De herança alemã, conserva igrejas, casas e jardins bem cuidados que relembram cidades do interior europeu.
A um certo ponto inicia a subida que o levará a cidade de Rodeio, as capelas serão o ponto de referência nesse percurso, colonizada por italianos a fé religiosa é o ponto forte da distância percorrida.
A Localidade do Rio Belo, bairro Rodeio 12 e o bairro dos Lagos liga a cidade de Timbó após cruzar a Ponte Pênsil. No bairro Dona Clara está o Museu da Música, o Parque Henry Paul, o cemitério e a Igreja Luterana, o Complexo Turístico Jardim do Imigrante e a praça Frederico Donner, onde finaliza a 1ª etapa do circuito.
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui
3ª Etapa – Pomerode/Rio dos Cedros – Início Portal Sul – 16,80km.
Neste dia o percurso será em estradas asfaltadas e de paralelepípedos, sendo o percurso mais urbanizado do circuito, mas com uma variedade de atrativos que prendem a atenção, casas centenárias na técnica do enxaimel, igrejas, as lojas que oferecem produtos de Pomerode, museus, o sotaque alemão ouvido nas ruas, são características da cidade colonizada somente por alemães.
Um pedaço da Alemanha neste pequeno canto que preserva e guarda suas origens. Ao seguir o caminho passará pela Museu Casa do Imigrante Carl Weege onde é possível visitação.
Adentrando a cidade de Rio dos Cedros é perceptível o sotaque italiano, identificando sua colonização. Seguindo pela localidade de Santo Antônio que leva ao Centro de Rio dos cedros, capelas e a Igreja da Imaculada Conceição, de arquitetura moderna, diferenciada das igrejas tradicionais, com maravilhosos vitrais, localizada no centro da cidade, com uma bela praça a sua frente e a rodoviária indica o final da 3ª Etapa.
Informações www.riodoscedros.sc.gov.br – fone: 47 3386 1050 e-mail: [email protected]
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui
4ª Etapa – Rio dos Cedros/Benedito Novo – Início: Praça da Igreja Imaculada Conceição de Rio dos Cedros.
Neste percurso comércios são distantes, leve lanche e água para o dia, a caminhada será em meio a natureza, em pequenas estradas estreitas favorecendo apreciar a natureza, pássaros, borboletas, pequenos animais campestres, flores e riachos, a fauna e flora por toda a caminhada.
Encontros com agricultores em carroças e pequenas máquinas seguindo para a lida no campo será o cenário deste dia. As construções das casas e as igrejas são mais simples, mas o povo é hospitaleiro, cruzando as localidades de São Bernardo, Rio Cunha e Santa Maria levam a cidade de Benedito Novo.
Colonizada por alemães, italianos e poloneses a cidade de Benedito Novo mantém as três tradições fortemente preservadas na arquitetura e modo de falar, nas festas, danças típicas e na lida na lavoura.
Atenção! A etapa desse dia foi modificada. A caminhada deste dia finaliza na Praça das Bandeiras onde você encontrará a placa.
Informações turísticas www.beneditonovo.sc.gov.br – fone: 47 3385 4341 – e-mail: [email protected]
5ª Etapa – Benedito Novo/Doutor Pedrinho – Inicio: Praça das Bandeiras. (As orientações da cartilha serão alteradas em breve).
O percurso deste dia continuará por estradas estreitas, pequenas pontes, riachos e muita vegetação, comércios são distantes, leve lanche e água para o dia.
A natureza exuberante, casa e seus jardins bem cuidados, as Igrejas, neste percurso é possível conhecer o mirante e o portal de Santa Maria que proporciona a vista maravilhosa do Vale e do rio que abastece as usinas de geração de energia.
Mais adiante a Igreja de nossa Senhora de Lurdes, ali local para comprar água e lanche, outro atrativo que vale muito conhecer é a Gruta Santo Antônio que está no percurso, a descida de alguns metros pelo caminho leva para a contemplação de um atrativo de tirar o folego.
Seguindo ao final do percurso está a Igreja de Nossa Senhora da Glória, esta etapa finaliza na Praça em frente à Prefeitura da cidade.
Aproveite e conheça as várias cachoeiras da cidade, Cachoeira do Paulista, a do Véu de Noiva as informações turísticas estão no site: www.doutorpedrinho.sc.gov.br – Fone: 47 3388 0050 – e-mail: [email protected]
6ª Etapa – Doutor Pedrinho/Benedito Novo (Alto Liberdade) – Início Prefeitura de Doutor Pedrinho – 23,80 km.
Neste dia o percurso refaz parte do dia anterior, leve água e alimentos pois haverá poucas opções pelo caminho.
Como em todo o percurso neste dia muita natureza, rios e cascatas ladeiam o caminho, igrejas, dando destaque a única preservada totalmente na técnica do Enxaimel no Brasil.
A fauna e flora exuberante por todo o percurso o levarão ao final da 6ª etapa, possibilitando seguir a linda Cachoeira Campo do Zinco, com mais de 60mt de queda d’água ou ao Sítio Begalke para visitar as Cachoeiras da Usina ou a Cachoeira Pedra furada.
As opções de conhecer várias dessas cachoeiras são oferecidas e recomendamos agendar com os proprietários ou com as operadoras.
Em Benedito Novo há várias atividades que podem ser realizadas, como a prática de esportes de aventura e as caminhadas ecológicas, acompanhadas por empresas especializadas no atendimento da atividade.
O final dessa etapa será na pousada em você se hospedar, porém há uma placa de final da etapa ao chegar em 23,70 km.
A variedade de hospedagens estão a alguns km de distância, porém alguns locais oferecem atrativos que valem muito conhecer como na Cachoeira Campo do Zinco.
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui
7ª Etapa – Benedito Novo (Zinco) /Rodeio – Início Alto Liberdade ou 27,90km se pernoitar na Cachoeira Campo do Zinco.
O percurso desse dia lhe proporcionará vistas maravilhosas do Vale. Lembre-se da água e alimentos, ao seguir pelo caminho que leva a cidade de Rodeio, vários atrativos chamarão a atenção como a bicicleta gigante, a maior tirolesa da América Latina, estradas ladeadas de hortênsias, a Capela e Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e o Caminho dos Anjos.
Chamado de Picol Paradis, o Pequeno Paraiso, a imagem do Cristo com 9mt de altura é rodeada por imagens de anjos, somados 68, abençoando sua chegada.
A corredeira do rio acompanhará o percurso até chegar ao final da descida, uma fonte na pequena gruta de Santa Paulina está à disposição para abastecer o reservatório de água.
A cidade de Rodeio foi colonizada por italianos, a cultura é fortemente preservada e ainda é possível ouvir o dialeto trentino pelas estradas onde passar.
Uma casacata ao final da descida a alguns metros desviando do percurso, é possível se banhar e fazer belas fotos do local.
A gastronomia é um forte atrativo e degustar um vinho na Vinícola San Michele será uma ótima escolha antes de finalizar o percurso.
Ao chegar no centro de Rodeio na Praça dos Imigrantes em frente à prefeitura é o final da etapa deste dia. Há muitos outros atrativos para conhecer em Rodeio, como a Igreja Matriz São Francisco de Assis, museus e o Horto da Irmã Eva.
Informações turísticas www.rodeio.sc.gov.br – fone: 47 3394 1024 – E-mail: [email protected]
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui
8ª Etapa – Rodeio/Ascurra/Apiúna – Início: Praça dos Imigrantes.
A caminhada pelo centro de Rodeio lhe dá a oportunidade de conhecer um pouco da arquitetura dos casarios antigos presentes no cenário da cidade.
Uma das primeiras capelas construídas na cidade está no percurso a Capela Nossa Senhora da Glória, que dá nome ao bairro logo adiante está o portal turístico da cidade.
O percurso de 5km até a cidade de Ascurra é em estradas de paralelepípedo, no percurso há vários bares, padarias, mercados, restaurantes e lanchonetes.
A cidade de Ascurra foi colonizada por imigrantes italianos, os casarios e igrejas são o legado deixado como na vizinha Rodeio.
A arquitetura do Complexo arquitetônico do Colégio São Paulo, junto com a Igreja Matriz Santo Ambrósio é o atrativo que chamará muito a atenção ao chegar no centro da cidade.
Ascurra possuí muitos atrativos naturais e únicos, porém é necessário agendamento com as operadoras para visitação.
Os mais conhecidos: Sítio das Andorinhas, no Ilse perto da Capela Santa Terezinha, no percurso retornando para a cidade de Indaial.
O caminho para Apiúna é de estrada de terra, o Rio Itajaí-Açú ladeia quase todo o percurso até a cidade.
Cruzando a ponte pênsil e a BR 470 está a Igreja de Sant’ Ana que pode ser avistada ainda da ponte. Ali finaliza a 8ª etapa do circuito.
Apiúna é a cidade do Rafting, com o melhor rio para a prática da atividade, administrada pela Ativa Rafting e Aventura, oferece outras atividades, como rapel, caminhada e visitas a exuberantes cachoeiras.
Informações www.apiuna.sc.gov.br – fone: 47 3353 2000. Ao finalizar a 8ª Etapa decidir sobre o 9ª é muito importante, pois a volta é pela rodovia SC -470.
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui
9ª Etapa – Apiúna/Ascurra/Indaial.
Se você optou em pernoitar em Apiúna e voltar pela rodovia, será importante muita atenção a BR 470 é de trafego intenso, sendo o caminho que leva à cidade de Indaial ou voltar pelo mesmo percurso do dia anterior, em Ascurra, o percurso segue do Centro da cidade em direção a BR 470.
Logo após a prefeitura siga pela 1ª Rua a sua direita, para cruzar a BR 470 o acesso é por baixo da ponte, cruze a velha ponte e siga até a entrada da cidade de Indaial.
Colonizada pelos italianos, alemães e poloneses, na cidade é possível conhecer o museu ferroviário e um pouco da história do trem que cruzava Blumenau/Indaial/Ascurra e Apiúna.
As igrejas históricas, católicas, evangélicas e luteranas, impõem que a fé é mantida até os dias atuais.
Casas na técnica do Enxaimel, belos jardins, paisagens, a Ponte Pênsil do Warnow, imponente pela extensão, está sobre o principal rio da região, o Rio Itajaí-Açú.
Atravessar a ponte de madeira coberta, prática realizada pelos colonizadores para proteger a madeira usada na construção das mesmas e a Ponte dos Arcos, ponto de referência do final do 9º dia.
Informações na Prefeitura de Indaial, setor de turismo – Centro – Fone: 47 3317 8861 – e-mail: [email protected] – www.indaial.sc.gov.br .
Parabéns você finalizou todo o percurso do Circuito Vale Europeu Catarinense, retire seu certificado no Hotel Fink.
Na natureza não há garis ou responsável para limpeza, leve o lixo até chegar a uma lixeira ou pousada.
Um pouco sobre a nossa planilha se quiser baixa-la clique aqui