Colonizada por imigrantes alemães e italianos, em meados de 1860, Guabiruba é uma cidade do Vale Europeu Catarinense que faz limite com Brusque, Gaspar, Blumenau e Botuverá. Sua cultura e costumes resumem-se na germânica e italiana com grupos musicais e de dança como Das Lebenslied & Glockenchor, Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente.
O município também possui eventos tradicionais como a Stadtplatzfest (festa de rua) e a Festa Italiana. Pensando no acolhimento dos imigrantes, em 2013 a administração municipal criou a Festa da Integração, realizada durante a programação de aniversário, que visa acolher e celebrar a diversidade e o crescimento do município.
Outro evento de grande importância é o teatro de Páscoa Paixão e Morte de Um Homem Livre. Esse é realizado tradicionalmente desde 1986. Há 24 anos vem sendo realizado com grande estrutura no pátio da igreja São Cristóvão. O teatro possui aproximadamente 400 colaboradores e já chegou a comportar um público de 10 mil pessoas em cada um dos dois dias de espetáculo.
A gastronomia é fortemente colonial das culturas alemã e italiana. O prato mais famoso da região é o Marreco Recheado, servido numa conceituada churrascaria guabirubense, que atrai muitos turistas tanto da região, quanto de fora. A tradicional cuca, torta de origem alemã, é registrada como patrimônio imaterial do município. Guabiruba também possui a Rota do Chocolate, com duas fábricas do ramo que produzem chocolates saborosos e de qualidade.
A economia de Guabiruba gira em torno da indústria têxtil. Atualmente, o município registra mais de 300 empresas do ramo, desde a criação de fios, malhas e roupas prontas, que são exportadas para todo o Brasil.
O turismo no município é fortemente ecológico e de aventura. Com inúmeras trilhas, morros e cachoeiras, Guabiruba vem despertando a paixão dos turistas e nativos, que buscam lugares tranquilos em meio à natureza para fugir das cidades grandes.
Alguns desses lugares são o Morro São José e o Morro Santo Antônio, que além de fazer parte do turismo religioso, com capelas históricas dedicadas aos santos, também proporcionam uma maravilhosa vista do vale, estendendo-se a outros municípios e possibilitando a prática de voos de parapente e asa delta.
Guabiruba é conhecida por ser a Terra do Pelznickel, o papai-noel-do-mato. Tradição alemã, o Pelznickel chegou na região com os colonizadores e é um costume preservado e praticado ainda nos dias atuais. Trata-se de um ajudante de São Nicolau, que assusta as crianças que não se comportam durante o ano. Além de participar de desfiles cívicos, o Pelznickel também possui sua casa própria, a Pelznickelplatz, aberta diariamente aos visitantes durante o período natalino.
Veja o Mapa Turístico de Guabiruba.