Timbó, conhecida como a Pérola do Vale, possui uma ótima estrutura e riqueza natural, unificando beleza e qualidade de vida.
Com suas raízes na cultura ítalo-germânica, observa-se o contraste na arquitetura com o colorido dos jardins acompanhado pela sinfonia dos pássaros que lá habitam. Nos museus você pode descobrir muito mais dessas histórias.
O encontro dos rios Benedito e Cedros cercam a cidade com o verde exuberante chamando a atenção para a diversidade de atrativos naturais como o Parque Natural Municipal Freymund Germer, conhecido carinhosamente como “Morro Azul”; o Jardim Botânico Franz Damm, com a sua bela ponte, alvo de várias fotografias lindas. Não deixe também de conhecer o Eco do Avencal, com turismo de experiência. O Parque Henry Paul para a prática de uma boa atividade ao ar livre, como caminhadas. O Parque Central, para uma bela foto no coração da cidade e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, um espaço repleto de arquitetura, natureza, história, gastronomia e cultura. Enfim, inúmeros lugares encantadores.
A paisagem bucólica da área urbana e rural é um convite ao cicloturismo, as caminhadas, passeios ao ar livre ou quem sabe aventuras mais radicais como o voo livre e o salto de parapente.
O comércio é rico em produtos artesanais, oferecendo artigos de destaque no cenário nacional. A indústria metal mecânica mantém-se forte com representatividade estadual e nacionalmente com diversidade de produtos.
A gastronomia típica e cervejas artesanais são características marcantes em roteiros e nos principais eventos da cidade como na Festa do Imigrante, Festival das Cervejarias e até mesmo nas Festas de Rei e Rainha nos Clubes de Caça e Tiro, além dos inúmeros restaurantes para você experimentar e degustar os pratos típicos da região e as cervejas artesanais fabricadas em Timbó.
A religião é diversificada entre católicos e luteranos, onde belas capelas e igrejas presentes em todos os bairros do município preservam os costumes e tradições de cada entidade.
Veja o Mapa Turístico de Timbó.