capa

Prêmio “Vale Europeu de Boas Práticas Literárias” consagra vencedores

A primeira edição buscou reconhecer talentos que se destacaram na região com projetos inovadores na área da literatura

O Centro Integrado de Cultura Ingo Germer – CIC, em Timbó, foi palco na tarde do dia 17 de novembro, da cerimónia de premiação da 1ª edição do prêmio “Vale Europeu de Boas Práticas Literárias”. O concurso foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI em parceria com a Associação de Municípios do Vale Europeu – Amve, e teve o intuito de reconhecer os talentos nas áreas do Livro, Leitura e Literatura praticados em escolas públicas municipais e bibliotecas dos municípios do Vale Europeu.

Dividido em cinco categorias específicas, foram reconhecidos projetos nas áreas de Educação Infantil; Séries Iniciais; Séries Finais; Bibliotecas e Projetos Comunitários. “Queremos, com este prêmio regional, abrir um marco na cultura do Vale Europeu, incentivando projetos que valorizem as práticas literárias em geral”, comenta o diretor de Cultura do município de Pomerode e presidente do Colegiado de Cultura da Amve, André Cristiano Sievert.

O prêmio contou com a inscrição de 21 projetos, procedentes dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Vale destacar que não houve inscritos na categoria Projetos Comunitários. Durante a cerimônia de premiação, devido às fortes chuvas que ocorreram na região, alguns finalistas não puderam comparecer e receberam os prêmios em suas respectivas cidades.

“Somos uma região muito rica culturalmente e esse prêmio vem traduzir, por meio de projetos envolvendo a literatura e a escrita, essas belezas que o Vale Europeu possui. É muito importante consagrar as obras de quem se dedica à boa escrita e a desenvolver projetos que levam a isso”, acrescenta o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

Como premiação, o primeiro colocado de cada categoria recebeu um tablete e um final de semana no Vale Europeu, além de medalha e certificado de participação. Já os segundo e terceiro colocados nas categorias receberam medalha e certificado de participação.

Fernando Tomaselli, diretor executivo do CIMVI, reforça que o prêmio veio consagrar as iniciativas de quem se dedica a prática da boa escrita e a projetos que levam a isso

Confira os vencedores em cada categoria:

BIBLIOTECA:

1º Lugar: Thiago Alessandro Spiess – Brusque

2º Lugar: Steffanie Carvalho de Andrade Jung – Pomerode

EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 6 anos):

1º Lugar: Janainna da Silva Rezende – Blumenau

2º Lugar: Salete Aparecida Jastrach – Indaial

SÉRIES INICIAIS (1º ao 5º ano):

1º Lugar: Marcela Conti Kannenberg – Timbó

2º Lugar: Sônia Regina Schmitt Rainert – Gaspar

3º Lugar: Graziela Boaszczyk Dalcastagner – Guabiruba

SÉRIES FINAIS (6º ao 9º ano):

1º Lugar: Patricia Regiane Tomaselli – Rio dos Cedros

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1