capa

Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu encerra fase de capacitações

Professores do 4º ano do ensino fundamental, dos municípios integrantes do programa, participaram das capacitações, conhecendo seu objetivo e cronograma de ações para 2024

Durante um mês, a sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI sediou diferentes momentos de capacitações sobre a 5ª edição do programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu, envolvendo professores, coordenadores pedagógicos e demais interessados.

Ao todo, foram 180 profissionais da educação, vindos dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, que participaram desta primeira fase do programa. Os participantes puderam conhecer em detalhes o programa, compreender o cronograma anual de atividades e receber os materiais de apoio pedagógico necessários para enriquecer suas aulas. Foi um momento de aprendizado, onde os participantes compartilharam experiências e ideias para engajar os alunos o programa.

O Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu é um programa desenvolvido pelo setor de Turismo e Cultura do CIMVI, sendo ofertado aos alunos dos 4ºs anos das escolas municipais, estaduais e particulares. “São cinco anos de um programa que rende bons frutos, já que é feito por várias mãos, gerando resultados que refletem diretamente no Turismo, Cultura e Educação da região do Vale Europeu Catarinense”, afirma o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

Assim como ele, a gestora do Turismo e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, também destaca essas conquistas. “A cada ano do programa, incentivamos que os alunos das redes públicas e particulares dos municípios integrantes possam conhecer os atrativos turísticos locais, se sentindo turista em sua própria cidade, tornando-se um multiplicador de tudo que o Vale Europeu oferece”, reforça Arlete.

Arlete reforça o objetivo do programa é levar conhecimento aos alunos para que eles sejam multiplicadores das belezas naturais e culturais em suas cidades

A segunda fase, que envolverá a realização de palestras nas escolas, está programada para ocorrer entre os meses de março e julho. Na sequência haverá a fase de aplicação dos concursos de Poesia “Poetizando o Meu Vale” e o de desenho “Traços do Meu Vale”, fechando com a cerimônia de premiação, prevista para ocorrer em novembro deste ano.

Luciane Barth, coordenadora do programa no CIMVI, apresentou informações, cronograma de atividades e entregou alguns materiais didáticos para uso com os alunos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1