Ascurra, Indaial, Timbó e CIMVI são reconhecidos

CIMVI, Ascurra, Indaial e Timbó são reconhecidos em prêmio de gestão cultural

Iniciativas foram reconhecidas no 10° Fórum Catarinense de Cultura

Ascurra, Indaial, Timbó e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) tiveram ações reconhecidas no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural de 2022. A cerimônia foi realizada no 10° Fórum Estadual de Cultura, que aconteceu em Ibirama entre os dias 11 e 13 de maio.

Os municípios foram contemplados na categoria “Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura”. A cidade de Indaial ganhou o 2º lugar do prêmio pelo programa “SensibilizArte – Arte nos Bairros”. Em seguida, Ascurra ficou com o 5º lugar pelo desenvolvimento do “Prêmio Professora Dircélia Badalotti”. Finalmente, Timbó foi contemplada com o 8º lugar pelo projeto “Caça aos Livros – A Doce Páscoa do Conhecimento”.

“Queremos parabenizar os municípios premiados no fórum, bem como reconhecer as cidades que inscreveram projetos. Isso demonstra que temos muitas iniciativas bacanas acontecendo na nossa região. Assim, quem ganha com isso é a nossa cultura, que é valorizada e preservada”, celebra Arlete Regilene Scoz, gestora de Turismo e Cultura do CIMVI.

Já na categoria “Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura”, o CIMVI foi contemplado com o terceiro lugar. O programa reconhecido foi o “Vale Muito Maravilhas Vale Europeu”, que realiza a sensibilização turística com alunos dos 4ºs anos das escolas da região.

Prêmio Professora Dircélia Badalotti, de Ascurra

O Prêmio Professora Dircélia Badalotti foi criado através da Casa da Cultura de Ascurra, administrada pela Diretoria de Cultura do Município. O objetivo do projeto é atender as pessoas que buscam uma atividade em seu dia-a-dia. Neste caso, uma atividade cultural, criando o sentimento de pertencimento e resgate cultural dentro da comunidade.

Programa SensibilizArte, de Indaial

O Programa SensibilizArte, criado em 2018, leva arte e cultura aos bairros de Indaial. São disponibilizadas oficinas gratuitas em 30 espaços da cidade, em parceria com escolas e espaços comunitários. Cerca de 500 alunos a partir de 7 anos são atendidos. Assim, monitores artísticos ministram aulas nas áreas de música, teatro e dança.

Caça aos Livros – A Doce Páscoa do Conhecimento, de Timbó

O programa “Caça aos Livros – A Doce Páscoa do Conhecimento” é uma iniciativa do município de Timbó que promove a troca de livros por ovos de chocolate. Os exemplares ficam à disposição da comunidade na Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade.

Vale Muito Maravilhas Vale Europeu, do CIMVI

O projeto ‘Vale Muito Maravilhas Vale Europeu’, criado em 2018, tem o objetivo de valorizar a beleza e os atrativos turísticos da região. As ações são desenvolvidas em duas etapas: primeiro, professores participam de formações para levarem os conteúdos do projeto para as salas de aula. Da mesma forma, a coordenadora do programa, Quezia Dias Rodolfo, palestra e promove encontros nas escolas com as turmas dos 4ºs anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1