Crianças turistando? Programa nas escolas incentiva o turismo no Vale Europeu

Vale Muito Maravilhas do Vale Europeu mostra as belezas da região para os pequenos

As belezas do Vale Europeu Catarinense estão em destaque nas escolas dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Desde o início do mês de março, as turmas dos quartos anos das escolas estão recebendo visitas de sensibilização e incentivo ao turismo local.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Vale Muito Maravilhas Vale Europeu’, criado em 2018. O objetivo é valorizar a beleza e os atrativos turísticos da região. As ações são desenvolvidas em duas etapas: primeiro, professores participam de formações na sede do CIMVI, em Timbó, para levarem os conteúdos do projeto para as salas de aula. Depois, a coordenadora do programa, Quezia Dias Rodolfo, palestra e promove encontros nas escolas com as turmas.

“O programa foi pensado para levar às crianças esse entendimento de que o turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Ele existe para valorizar a cultura de cada local, pensando nas línguas, nas tradições, na gastronomia, e incentivar a preservação do meio ambiente para a sustentabilidade”, explica Arlete Regilene Scoz, gestora de Turismo e Cultura do CIMVI.

Até o momento, 30 escolas receberam o programa, totalizando cerca de 750 alunos alcançados. As visitas às unidades educacionais seguirão até o mês de julho, atingindo 83 escolas e mais de 3 mil alunos.

Da escola para a sociedade

A sensibilização turística é uma iniciativa de impacto social, econômico e ambiental. Ao promover essa conscientização para as crianças dos quartos anos do ensino fundamental, o objetivo é que toda a comunidade seja impactada.

“Toda a comunidade escolar amplia seu olhar para o turismo e para as heranças culturais, e tudo isso aqui pertinho. No médio e no longo prazo, essas crianças serão adultos ativos e que zelam pela sua cidade. E é incrível ver como são receptivas, alegres e curiosas por algo novo na rotina escolar”, conta Telma Fusinato, turismóloga do município de Indaial que tem acompanhado as visitas do programa.

Com cidadãos conhecedores do valor do turismo sustentável para a preservação do meio ambiente, há caminhos para a o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no setor.

“Isso cria nos munícipes a sensação de pertencimento, para que o cidadão se sinta dono da sua cidade, da sua cultura, do seu patrimônio histórico, do lugar onde vive. E o que é da gente, a gente cuida. E é nesse aspecto que o Vale Muito Maravilhas é importante, tanto para a atual como para as futuras gerações”, complementa Gladys Dinah Sievert, secretária municipal de Turismo e Cultura do município de Pomerode.

O Maravilhas Vale Europeu é uma iniciativa do Conselho Intermunicipal de Turismo e Cultura do CIMVI, num trabalho em parceria com as secretarias municipais de Educação das cidades consorciadas.

Como funciona o Maravilhas Vale Europeu

O programa Vale Muito Maravilhas Vale Europeu teve seu início em 2018, com a elaboração das cartilhas para auxiliar os professores em sala de aula. Os materiais, incluindo planos de aula, estão no site do Parque Girassol, na aba ‘Área do Professor’.

Na sequência, os professores da rede de educação participaram de formações no CIMVI para conhecer os serviços prestados pelo consórcio. Além disso, durante a visita, os docentes puderam entender sobre o sistema de gestão de resíduos sólidos dos municípios da região.

A formação também tem o objetivo de trabalhar o conceito do turismo sustentável de forma regionalizada, desenvolvido em parceria com o Vale Europeu Catarinense. “Dentro da grade curricular de ensino dos 4ºs anos, os professores já trabalham os respectivos municípios. Então aproveitamos esse momento e inserimos a valorização do turismo e o desenvolvimento sustentável da nossa região”, justifica Quezia Dias Rodolfo, coordenadora do programa Vale Muito Maravilhas Vale Europeu, ao comentar sobre o porquê de o programa ser voltado apenas aos quartos anos do ensino fundamental.

O professor poderá trabalhar esses conteúdos ao longo de todo o ano, tendo a cartilha do CIMVI como suporte pedagógico. Acompanhe os trabalhos do programa através do Instagram @valemuito19.

Confira fotos de pontos Turísticos do Vale Europeu

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1