WhatsApp-Image-2023-09-19-at-14.46.20

Consultorias estimulam novas coleções para Programa de Desenvolvimento do Artesanato

Projeto teve início em fevereiro e está proporcionando momentos de estudos, pesquisas e trocas coletivas, integrando 90 artesãos do Vale Europeu
A busca pela valorização da cultura local como inspiração para o desenvolvimento de peças artesanais, produzidas por artesãos que vivem na região do Vale Europeu Catarinense, é o foco principal do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro. Esta iniciativa é resultado da parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, o Sebrae de Santa Catarina e as prefeituras dos municípios consorciados ao serviço da Cultura e Turismo.
“Realizamos a primeira consultoria individual em agosto, e outra em setembro, reunindo artesãos ou criativos para troca de informações, pesquisa e estudos. Isso vai permitir o lançamento de uma coleção composta por quatro novos produtos de cada grupo participante, em março de 2024, que representarão uma oferta diferenciada para a região”, informa a gestora de Cultura e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.
Arlete reforça que o programa é composto por oito momentos de consultoria até março de 2024, com a coordenação das consultoras do Sebrae, Bárbara Wagner e Michele Laforga. “Cada artesão ou criativo está se empenhando para criar produtos de forma conjunta, mudando o seu olhar em prol da valorização da cultura local como inspiração para o desenvolvimento de uma proposta regional integrada”, acrescenta.
Temas como história, cultura, arquitetura, flora e fauna dos municípios envolvidos pelo programa, assim como do Vale Europeu, inspiram essa coleção. “Este processo criativo conjunto é um desafio para os artesãos e criativos, pois será uma experiência compartilhada que vai dar origem a produtos regionais de muita representatividade”, conclui a gestora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Precisando de uma ajudinha?
1